O objetivo central da contabilidade é fornecer informações econômico-financeiras que guiem a tomada de decisão nas empresas.
No caso, informações econômicas são aquelas relativas a bens e direitos das empresas, como registro de equipamentos, aplicações em nome do negócio, imóveis etc.
Já as informações financeiras são os valores monetários que a empresa transaciona, como dinheiro disponível em caixa, saldo da conta corrente, quantia a receber das vendas, entre outros. Além disso, a contabilidade também funciona como uma “ponte” entre os negócios e o governo, garantindo o recolhimento correto dos tributos e a conformidade com a lei.
Podemos pensar na gestão contábil como uma bússola que guia o empreendedor com base nos números de seu negócio. Com os relatórios e demonstrativos fornecidos pelo contador, fica fácil entender a posição patrimonial e financeira da empresa, assim como sua evolução.
Por isso, a contabilidade é vista como uma fonte de informação valiosa para desenvolver a estratégia competitiva da empresa. Da mesma forma, é a área que garante o compliance fiscal (conformidade com a legislação tributária) do negócio. Por isso, é importante saber o que é contabilidade e entender o papel do contador dentro das organizações.
Qual é o papel do contador?
O papel do contador é prestar serviços de assessoria contábil, fiscal, societária e trabalhista para que a empresa fique com suas contas e obrigações sempre em dia.
Resumidamente, veja a diferença entre cada um deles:
- Contábil: relativa à contabilidade e às finanças em geral, incluindo escrituração, controle do caixa, conferência de saldos, entre outras atividades;
- Fiscal: diz respeito aos tributos devidos pela empresa;
- Societária: cuida das alterações na constituição e quadro societário do negócio;
- Trabalhista: se refere às obrigações trabalhistas e relativas à folha de pagamento.
Mas, com as mudanças rápidas no mercado e aumento da competitividade, o contador moderno deixou de ser apenas um “prestador de serviços obrigatório” e se tornou um parceiro estratégico dos negócios.
Mais do que cumprir rotinas burocráticas, esse profissional deve atuar como um braço direito do gestor. 💪
Sua função é fornecer dados para a tomada de decisão e orientar o empreendedor sobre os caminhos mais promissores para a empresa, pensando sempre na preservação e aumento do patrimônio.
Artigo tirado do site: https://www.nuvemshop.com.br/blog/o-que-e-contabilidade/